Estudo e Projeto do Produto para a Viabilidade Ergonômica de uma Cadeira de Rodas com Sistema de Inclinação
Ana Carolina Russo, Luis Henrique Suda Rodrigues, Thomas Steinhauser
Resumo
Pode-se entender que pessoas com limitações, fazendo – se necessário o uso de uma cadeira de rodas, além de possuírem restrições de mobilidade e problemas de saúde derivados da permanência na posição sentada, dependem diariamente do auxílio de cuidadores para diversas atividades. O objetivo deste trabalho foi estudar a viabilidade ergonômica e econômica para o projeto de produto de uma cadeira de rodas com sistema de inclinação. Para isso, foram mapeadas as inclinações ergonomicamente e fisiologicamente ideais do seu assento e do encosto e as adaptações necessárias para trazer benefícios em termos de acessibilidade, mobilidade, saúde e segurança. Por intermédio de pesquisa teórica, contato e entrevistas com cadeirantes, médicos e profissionais da área, foi possível adquirir conhecimento teórico e prático para uma melhor aplicabilidade possível da ideia. Após a imersão no problema e análise das necessidades e requisitos do público-alvo, foi projetada uma cadeira de rodas contendo as melhorias sugeridas, visando atender as necessidades do cadeirante de acordo com o seu estágio clínico. A ergonomia do produto projetado foi analisada em combinações angulares do assento e do encosto que comprovam uma melhor distribuição de pressão sanguínea do cadeirante, reduzindo enfermidades provenientes da permanência excessiva na cadeira. Concluiu-se, por fim, que o trabalho teve seu objetivo alcançado, pois foram evidenciadas melhorias posturais para o paciente em comparação à uma cadeira de rodas convencional, redução de risco na remoção do cadeirante pelo cuidador.
Palavras-chave
Referências
ABRAHÃO, J. et al. Introdução à Ergonomia: da Prática à Teoria. [s.l.] Blucher, 2009.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora no 17, de 08 de junho, 1978. Disponível em: <http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR17.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2017
COUTO, H. D. A. ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO : O MANUAL TÉCNICO DA MÁQUINA HUMANA. Belo Horizonte: ERGO, 1996.
IBGE. Censo Demográfico. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9662-censo-demografico-2010.html?=&t=destaques>. Acesso em: 18 mar. 2021.
IBGE EDUCA. Pessoas com deficiência. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/20551-pessoas-com-deficiencia.html>. Acesso em: 18 mar. 2021.
IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed. São Paulo: 1980, 2005.
IIDA, I.; BUARQUE, L. Ergonomia: Projetos e Produção. São Pauo: Blucher, 2016.
IMPORTS BABY. Karman Universal dobrável apoio para a cabeça para cadeira de rodas Tam Grande. Disponível em: <https://importsbaby.com/produto/Karman-Universal-dobr%E1vel-apoio-para-a-cabe%E7a-para-cadeira-de-rodas-Tam-Grande.html>. Acesso em: 18 mar. 2021.
JACKSON, P. Folding techniques for designers: from sheet to form. [s.l.] Laurence King, 2011.
MEDICAL EXPO. Apoio de cabeça - JCM Seating - para cadeira de rodas. Disponível em: <https://www.medicalexpo.com/pt/prod/jcm-seating/product-84401-639043.html>. Acesso em: 18 mar. 2021.
ORTO PONTO. Espuma do apoio de braço SY para cadeiras Ortobras - Ortoponto. Disponível em: <https://www.ortoponto.com.br/produto/espuma-do-apoio-de-braco-sy-para-cadeiras-ortobras-1543>. Acesso em: 18 mar. 2021.
SOS MATERIAIS HOSPITALARES. Apoio completo de panturrilha. Disponível em: <http://www.sosmateriaishospitalares.com.br/2018/02/apoio-completo-de-panturrilha.html>. Acesso em: 18 mar. 2021.
ZEMP, R. et al. Wheelchair Tilt-in-Space and Recline Functions: Influence on Sitting Interface Pressure and Ischial Blood Flow in an Elderly Population. BioMed Research International, v. 2019, 2019.
Publicado em:
07/05/2022