Estudo de Caso Sobre as Variabilidades na Linha de Produção de uma Indústria Farmacêutica
Marcelo Praxedes Larrea Ihanez, Carlos de Souza Almeida
Resumo
O presente artigo foi desenvolvido no setor de embalagens de uma indústria farmacêutica e teve como metodologia inicial, a análise macro ergonômica da empresa, para em seguida, ser aplicada a análise da ergonomia situada. Com a aplicação destas metodologias, foi possível obter uma visão mais abrangente do que se desejava tratar e, desta forma, contribuir diretamente na apreciação ergonômica de uma forma mais focada nas questões apresentadas quando da demanda gerencial, identificando as características, contingências e a situação da empresa no setor industrial nacional, bem como, as características dos processos produtivos e dos produtos produzidos, assim como, as suas variabilidades.
Palavras-chave
Referências
Guérin, F. (2001). Compreender o Trabalho Para Transformá-lo: a Prática da Ergonomia. (Blucher, Ed.)
Hendrick, H. W., & Kleiner, B. M. (2001). Macroergonomics: An introduction to work system design (HFES issues in human factors and ergonomics book series volume 2). Santa Monica, CA. (Human Factors & Ergonomics Society. Ed).
Vidal, M. C. R. (2002). Ergonomia na Empresa: útil, prática e aplicada (2ª ed.) Rio de Janeiro: EVC
Vidal, M. C. R. (2003). Guia Para Análise Ergonômica do Trabalho Empresa (EVC, Ed.).
Wisner, A. (1976). Por dentro do trabalho. In Ftd (Ed.), São Paulo.
ABRAHÃO, J. (1986). CNAM, Organisation du Travail, répresentation et régulation du systéme de production. (Tese de Doutorado., PARIS)
ROCHA, M. –. (1996), A gestão da variabilidade em empreendimentos de construção civil. (Tese de Doutorado. COPPE/UFRJ, RJ).
Publicado em:
07/05/2022